7 Bruxas Icônicas Da Televisão Brasileira: Você Lembra Delas?
bora transformar todo mundo em sapo, primeiro o trump
As bruxas existem desde que o mundo é mundo, na história da nossa sociedade, elas já foram queimadas, vistas como demônios, odiadas e até mesmo adoradas. Mas o ponto aqui, são as bruxas que marcaram a televisão brasileira ou que pelo menos deixaram uma marquinha em nosso coração.
Zoraida Zorga - Detetives Do Prédio Azul.
Zoraida Morgana Zorga, a Z.Z, era uma personagem do seriado Detetives do Prédio Azul. Esse seriado está sendo exibido no canal Gloob desde 2012. O seriado consiste em três amigos inseparáveis que moram no mesmo prédio e, juntos, formam o D.P.A, os detetives do prédio azul que investigam as bruxas e magos que habitam o prédio. Nas primeiras temporadas, o grupo era composto por Mila (Letícia Pedro), Tom (Cauê Campos) e Capim (Caio Manhente), além disso tinha a icônica sindica do prédio, a Leocádia Leal (Tamara Taxman). Na série, já passaram diversos bruxos, mas Z.Z deixou sua vilania marcada na série.
A vilã Z.Z foi interpretada por Bia Sion da quinta à décima temporada, e saiu no episódio A Aranha. Bia Sion interpretou uma feiticeira perigosa, poderosa e misteriosa com mais de 723 anos, com maestria. Z.Z Sempre tentava eliminar Leocádia Leal (sua principal inimiga), e destruir o quadro de Alberta Leal, para se tornar a feiticeira mais poderosa do universo, e abrir o portal para Ondion, e dominar o reino.
A vilã, foi responsável por diversas falcatruas durante várias temporadas do seriado. A personagem deixava sua marca “Z.Z” em todas as maldades que fazia e apareceu pela primeira vez no Episódio 14 da 5° Temporada de D.P.A. Em sua última aparição em 2018, a vilã é derrotada por Mila, Leocádia, Berta e Theobaldo, transformada em um cacto e plantada no deserto.
Z.Z, tinha uma caracterização típica de bruxa, com roupas pretas, maquiagem escura e um penteado alto dos anos 80, e é claro não podia faltar as unhas gigantescas e menos ainda a verruga no nariz
Tia Morgana - Castelo Rá Tim Bum
Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius, ou apenas Morgana, é uma personagem icônica do icônico programa Castelo Rá Tim Bum. O programa, foi exibido pela primeira vez em 9 de maio de 1994 pela tv cultura, trazendo para as telas brasileiras, a família Stradivarius, uma família de bruxos centenários que moram em um castelo antiquado em São Paulo.
Castelo Rá Tim Bum, mostra as aventuras do bruxinho Nino (Cássio Scapim) um menino aprendiz de feiticeiro de 300 anos que vivia isolado no Castelo Rá-Tim-Bum com seus tios Victor e Morgana, pela sua idade não era aceito em escola nenhuma. Na trama vemos diversos personagens que moram no castelo, como a Cobra Celeste e Adelaide o xodó de Morgana.
Morgana é Tia-avó de Nino, uma feiticeira poderosa, dedicada e amorosa que completou 6.000 anos em um episódio da série. Ela é interpretada por Rosi Campos. A personagem é como uma mãe para Nino durante a série e é um tanto mais paciente com Nino do que Victor, apesar de raramente se zangar com o Nino. Mesmo que todos saibam que a Morgana é uma bruxa amorosa, tem gente que tem muito medo dela, até o Bongô, que conhece muito bem a Morgana.
Morgana tem um visual estiloso que também não se difere muito dos visuais comum das bruxas, a personagem usa roupas escura, luvas de renda preta e sua marca registrada é o cabelo alto, liso e com mexas vermelhas. A personagem é sempre vista com o cabelo para cima e a explicação é dada no pouco conhecido filme do Castelo Rá Tim Bum de 1999.
Acontece que o cabelo de Morgana fica para cima por causa da energia da sua magia, no filme de 99, Morgana perde a magia para sua prima Losângela e pela primeira vez vemos a personagem com os cabelos para baixo. Não é não é litros de gel, é só magia.
Losângela - Castelo Rá Tim Bum, O Filme
Losângela Stradivarius é prima de Morgana, e a vilã do filme brasileiro de 1999: Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme, baseado no programa infantil homônimo de 1995. O filme de 31 de dezembro de 1999, segui a mesma linha do seriado, a diferença é que a família Stradivarius aguarda o alinhamento dos planetas para fortalecer seus poderes.
Losângela foi interpretada por Marieta Severo, ela é membro da Família Stradivarius, um clã de bruxas e feiticeiros poderosos que existiu por mais de milênios na história da humanidade. Porém, embora a maioria de seus membros desenvolvesse suas próprias habilidades mágicas e feitiços, Losângela não conseguiu fazê-lo, preferindo copiar e roubar os feitiços de outros e reivindicá-los como seus. Insultado, o Conselho Universal de Magos baniu-a do dever mágico e despojou-a de suas habilidades mágicas, reduzindo-a a um mero humano. Enfurecida, ela jurou vingança contra sua família, esperando nas sombras até que sua hora chegasse.
Atuando em um emprego temporário como cartomante, um dia ela recebe a visita de um homem chamado Dr. Abobrinha que, há muito tempo, tenta adquirir um castelo na periferia de São Paulo com direito à família Stradivarius, e busca um forma de expulsar os atuais moradores para adquirir o terreno. Vendo isso como sua oportunidade, ela o engana com a oferta não apenas do castelo, mas também da chance de ser eleito prefeito da cidade, dando-lhe assim o direito de renegar legalmente o Stradivarius e adquirir o castelo para si, em troca de um livro.
Losângela é descrita por Morgana como hipócrita e imitadora. Embora ela possua controle sobre a magia, ela é incapaz de pensar em suas próprias habilidades, preferindo copiar ou roubar feitiços de outros bruxos para fortalecer os seus próprios (uma arca de história vivida por Nino no filme, já que ele não consegue encontrá-la em escrever seu próprio livro de feitiços a tempo para a cerimônia)
Leocádia Leal - Detetives Do Prédio Azul
Leocádia Leal, a fenomenal sindica do prédio azul (segundo ela mesma) é uma bruxa de quase 400 anos que ama infernizar seus inquilinos. E assim como seu prometido Theobaldo Trons, ela também guarda grandes segredos, e um dele é sua idade que só foi mencionada uma vez por Berta que diz que ela está fazendo 300 e poucos anos. Adora implicar com o Severino, o porteiro do prédio.
Desde a primeira temporada, Leocádia é uma das principais suspeitas das investigações dos detetives. Ela é rival da Z.Z, uma bruxa terrível. Ela foi a única da linhagem de Berta a ser reprovada na Escola de Magia e durante a série, colecionou muitos inimigos por causa do portal na casa dela que leva para Ondion.
No final da décima temporada, Leocádia é picada pela vilã Marga, e a bruxa é rejuvenescida 100 anos. É ai que há um troca de atrizes, da primeira há décima temporada, Tamara Taxman interpretava a personagem mas resolveu sair assim dando espaço para que Claudia Netto desse vida a personagem.
Cuca - Sítio Do Pica-Pau Amarelo
A Cuca é uma personagem icônica, além de fazer parte do folclore brasileiro, já foi representada diversas vezes em filmes, desenhos animados, e na televisão. Vamos falar dessa diva, que já nos rendeu memes, looks, carismas e principalmente maldades.
A primeira versão audiovisual da Cuca, apareceu no filme O Saci de 1951, o filme é baseado na obra de Monteiro Lobato, em que a personagem era interpretada por um homem, o ator Mário Meneguelli. No filme a Cuca é representada como uma velha feiticeira vestida de preto.
Sua outra versão é de 1977, a Cuca, interpretada pela atriz Dorinha Duval. Nessa versão a Cuca era um boneco de jacaré verde escuro, com listras coloridas na barriga, e cabelos loiros compridos. Essa mesma versão também foi interpretada pelas atrizes Stella Freitas entre 1978 a 1980 e Catarina Abdalla entre 1981 a 1986.
De 2001 a 2006, a personagem esteve na pele de Jacira Santos, agora a personagem usava um vestido vermelho com uma capa preta, a voz da personagem era da dubladora Mônica Rossi. Em algumas cenas a personagem aparecia transformada em gente e era a atriz e dubladora Mônica Rossi.
Em 2003, a Cuca ficou com cabelos soltos e mais compridos, e ganhou uma nova roupagem, amarela e verde. Já em 2005, a vilã passou mais mudanças: Ficou um pouco mais gorda e ganhou uma fantasia que lembrava muito a Cuca de 1977.
A última mudança na fantasia da Cuca aconteceu no ano de 2007. Diferente de todas as outras cucas anteriores, a Cuca desta vez não era mais um jacaré, mas uma bruxa interpretada pela atriz Solange Couto com maquiagem no rosto, dentes pontiagudos, e com um macacão verde. A cuca também já teve uma versão de desenho animado em 2012.
Sua última versão foi em 5 de fevereiro de 2021, nessa data estreou Cidade Invisível, série brasileira produzida pela Netflix. Na trama, a Cuca é interpretada pela atriz Alessandra Negrini e assume uma posição de liderança a respeito dos demais personagens folclóricos. Na série a personagem leva o nome de Inês e é vista de forma humana, podendo se transformar em uma ou mais borboletas.
A Bruxa Do 71 - Chaves
A personagem Dona Clotilde, mais conhecida como A Bruxa Do 71, é uma personagem fictício criada por Roberto Gómez Bolaños para a sitcom: Chaves, que acompanha o dia a dia de Chaves, um menino pobre que passa sua infância com seus amigos em uma pequena vila. A personagem era alvo de suspeitas das crianças da vila pois todos achavam que ela era uma bruxa, em um dos episódios a gente acompanha o pensamento das crianças.
Dona Clotilde, é uma senhora solteirona que vive no apartamento 71 é constantemente irritada pelas crianças da vizinhança: pela sua aparência física, foi apelidada de "Bruxa do 71", apelido que a deixa furiosa.
Clotilde vive sozinha, com a única companhia de seu cãozinho Satanás (que também já foi um gato). Clotilde nutre por Seu Madruga uma paixão não correspondida e tenta, a todo custo, conquistar o coração do homem utilizando deliciosos bolos e frangos assados.
A personagem foi interpretada por Angelines Fernández. Infelizmente a atriz veio a óbito em 25 de março de 1994, fumante durante toda a vida e portadora de pressão alta, Angelines lutou contra um câncer de pulmão, que ocasionou sua morte aos 69 anos de idade.
Mima - A Magia De Aruna
Mima, interpretada por Jamilly Mariano é uma bruxinha, adolescente e brasileira que precisa aprender a controlar seus poderes depois de acidentalmente despertar três grandes feiticeiras, Juno (Giovanna Ewbank), Latifa (Erika Januza) e Cloe (Cleo Pires). A personagem veio as telas brasileiras em 29 de Novembro de 2023 através da série A Magia De Aruna, uma das poucas séries brasileiras de magia.
A Magia De Aruna conta a história de um Rio de Janeiro cinzento onde vive Mima, tenta esconder seu estranho poder em um mundo apartado da magia que vive em crise. No entanto, o desafio de uma importante competição vai fazê-la perder o controle desse misterioso poder e revelará um feitiço realizado há 300 anos, acordando três Bruxas Guardiãs. A série além de trazer três bruxas brasileiras, traz também uma vilã incrível, a Brumma, interpretada por Suzana Pires. Brumma é a CEO de uma empresa que vende remédios para a situação de saúde dos moradores que não tem outra opção para sobreviver no Rio de Janeiro.
O poder de Mima é o da hiper empatia, ou seja, ela consegue acessar as emoções dos outros e ouvir os seus pensamentos. "Só que, muitas vezes, o que as pessoas à sua volta pensam sobre ela não é tão legal assim. Em geral, Mima é uma menina inteligente, cuidadosa e corajosa.